Fazer ou não planos para o futuro, eis a questão

Que planos você tem para sua carreira no futuro? O que você se vê fazendo daqui a 5 ou 10 anos?

Planos para o futuro

Foto por: © iStockphoto/thesuperph

Ter uma resposta para estas perguntas é considerado muito importante hoje em dia, principalmente na nossa carreira profissional. Os gurus dizem que as pessoas devem ter um plano concreto de quão longe eles querem chegar na corporação e como eles pretendem chegar lá.

Eu trabalhei muitos anos em uma grande empresa internacional, e lá não era diferente. No entanto, para mim sempre foi difícil responder a essa pergunta, não porque eu não sei o que eu quero fazer, mas porque eu sei exatamente o que eu quero fazer: eu quero seguir o plano de Deus. Então, eu mesma não tenho nenhum plano específico. E eu só fico sabendo o que Ele planejou para mim quando Ele me permite saber.

Isso geralmente não soa como uma resposta adequada aos gestores ou profissionais de Recursos Humanos. Mas devo dizer que isso nunca me impediu de chegar muito mais longe do que eu esperava na minha carreira.

Eu aprendi que se você realmente confia em Deus, ter a resposta “adequada” para essas perguntas não O impede de te levar para onde Ele quer que você chegue. Na verdade, eu aprendi que eu sou a única que pode impedir a ação de Deus na minha vida, se eu não seguir a Sua vontade.

Deus quer que nós confiemos nEle com as nossas decisões, como Tiago explica:

Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (Tiago 4:13-15)

Como Tiago diz, estamos acostumados a fazer planos embora não tenhamos idéia do que vai acontecer.

Então você pode me perguntar, “Você quer dizer que eu não deveria planejar nada? Estou na faculdade, eu preciso planejar minha carreira. Ou, eu sou um pai/mãe, preciso me preparar para o futuro dos meus filhos”. O que eu quero dizer é: deixe Deus fazer o planejamento. Deixe que Ele escolher e planejar sua carreira e planejar o futuro de seus filhos, e siga a Sua orientação. Você pode planejar os passos, mas deixe Ele te mostrar a direção, a velocidade e ritmo de cada passada, o momento de parar e o momento de correr.

Quanto a mim, eu sei onde eu quero estar no futuro, porque eu sei onde Ele quer que eu esteja em algum momento no futuro. Mas eu não sei como Ele vai me levar para lá ou o que Ele quer que eu faça quando eu chegar lá. Mas eu estou me preparando para o que quer que seja. Essa é a minha parte: eu preciso estar pronta. Pois Ele cuidará de todo o resto, como Jesus prometeu:

“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6:25-27)

Dê a Deus a oportunidade de cuidar do seu futuro. E mantenha seus olhos e ouvidos e seu coração abertos para receber Suas instruções.

2 Comments

  1. Que mensagem linda, realmente nos faz refletir que só Deus sabe o que é melhor pra nós e junta com outro post seu que diz que Deus tem Seu tempo, e temos que deixar tudo nas mãos Dele, pois é só no tempo Dele que as coisas vão acontecer…nos deixar ser guiado por Ele, cuidando sim da vida q Ele nos deu, mas não tomando a frente e fazendo nossas vontades. Parabéns pelo post. Beijos.

    • Muito obrigada, Letícia, fico muito feliz com seu comentário. Que Deus te abençoe!

Adquira meu ebook:

Siga-me no Google+

Siga-me no Twitter

Pin It on Pinterest

Share This