Servindo os perseguidos – o testemunho de David de Vinatea

Há algumas semanas tivemos uma visita especial na nossa igreja: David de Vinatea veio para compartilhar seu testemunho conosco. David é um ex-coronel do Exército peruano. Alguns anos depois de aceitar Jesus como seu Salvador, ele foi injustamente acusado de tráfico de drogas e enviado para uma prisão de segurança máxima, porque, devido à sua fé, ele se recusou a se corromper como vários oficiais do Exército e do governo de seu país, que acobertavam os traficantes de drogas.

Prisioneiro

Foto por: ©iStockphoto/hanhanpeggy

David foi preso em 1995. Dois anos depois, representantes da Open Doors (cuja representante no Brasil é a Missão Portas Abertas Brasil), um ministério que serve cristãos perseguidos no mundo inteiro, souberam de sua situação, e depois de confirmar que as acusações levantadas contra ele eram de fato falsas, eles começaram uma batalha legal para tirá-lo da prisão.

Durante o período em que ficou preso, David e sua família receberam apoio da Open Doors e da igreja local para suprir muitas de suas necessidades. Eles receberam milhares de cartas de cristãos de todo o mundo, encorajando-os. Várias pessoas foram também, através da Open Doors, visitá-los pessoalmente. Aquele era o verdadeiro Cristianismo em ação (veja Mateus 25:35-40).

Ele passou por muitas experiências e livramentos na prisão, incluindo o estabelecimento de uma igreja lá dentro que trouxe muitos presos para Jesus. Então, em 2003, oito anos depois de ter sido preso, ele foi finalmente libertado.

Agora, ele compartilha sua experiência com os irmãos e irmãs de todo o mundo, incentivando-os a apoiar os cristãos que estão atualmente enfrentando perseguição.

David nos contou que quando ele estava compartilhando o seu testemunho em duas outras cidades do Brasil, ele conheceu duas pessoas que haviam enviado cartas para ele enquanto ele estava na prisão. Você pode imaginar como foi emocionante para todos esse encontro face a face.

Duas coisas que mais me tocaram no testemunho de David:

  • A importância do apoio que ele recebeu de cristãos de todo o mundo através da Open Doors (cartas, orações, visitas, assistência jurídica, etc.)
  • Sua fidelidade com Deus e confiança em acreditar que Ele tomaria conta de tudo o que ele precisava, incluindo a sua libertação.

Ele compartilhou conosco alguns versículos das Escrituras nos quais ele se apoiava sempre que se sentia desanimado, e estes versículos o faziam lembrar das promessas de Deus e de Sua fidelidade:

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1:9)

Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13)

O testemunho de Davi mostrou-me alguém que sofreu por defender a verdade e sua fé. Uma coisa é ler sobre isso, mas outra coisa bem diferente é vê-lo em pessoa e ouvi-lo falar sobre isso.

Mas ainda existem muitos cristãos em todo o mundo em prisões neste momento, apenas por causa de sua fé. E David me mostrou que nós podemos fazer a diferença para eles, mesmo de longe.

Podemos escrever cartas, orar, incentivar. E também podemos apoiar ministérios como Portas Abertas, que lutam para servir esses amados irmãos e irmãs.

Se você quiser começar a fazer a diferença na vida dessas pessoas, veja esta página do site da Portas Abertas. Se você mora nos Estados Unidos, visite esta página do site da Open Doors USA. Se você mora em outro país, verifique o site da Open Doors Internacional para localizar um escritório local em seu país ou em um país próximo.

Nestas páginas que eu citei você vai encontrar informações de como escrever uma carta a várias pessoas que precisam de seu encorajamento hoje. Poucos minutos do seu tempo farão uma enorme diferença para eles.

E quem sabe, algum dia você poderá encontrar a pessoa que você apoiou. Se não aqui, então no céu.


Por favor, ore pela situação financeira de David: ele recebe atualmente apenas 25% da aposentadoria que lhe é devida como um coronel aposentado do Exército. Ele está batalhando judicialmente para receber o que lhe é devido. Por favor, ore para que Deus interceda por ele e continue provendo por todas as suas necessidades.

2 Comments

  1. Esse dia, foi muito especial, pudemos ver de perto o sofrimento, as lutas, mas ao mesmo tempo o cuidado que Deus tem com os seus filhos!

    • É verdade, Wellington. Foi um testemunho tocante e ao mesmo tempo positivo, que nos lembra da fidelidade de Deus. E me fez dar mais valor à liberdade que eu gozo para poder louvar a Deus.

Trackbacks/Pingbacks

  1. David de Vinatea em São Paulo | Just Cris - [...] quem não pode ir ao culto e assistir ao testemunho do David de Vinatea, veja este post que escrevi…

Adquira meu ebook:

Siga-me no Google+

Siga-me no Twitter

Pin It on Pinterest

Share This