Quando a tentação do dinheiro é muito grande

Nas últimas semanas, temos assistido a escândalos e troca de farpas entre alguns líderes de conhecidas denominações evangélicas aqui no Brasil. A razão para esta batalha? Infelizmente, dinheiro.

Dinheiro

Foto por: 401K (Creative Commons)

Assistimos a vários escândalos relacionados com líderes de igrejas evangélicas no Brasil nos últimos anos. O mais triste é que estes escândalos, quase em sua totalidade, envolvem dinheiro. Ou melhor, o mau uso dos recursos da igreja, que são compostos pelas doações dos fiéis, por parte de líderes que acabam utilizando estes recursos para benefício próprio.

Eu costumo evitar comentar sobre esse tipo de escândalo. Em primeiro lugar, porque eu sei que há muitas pessoas honestas nessas igrejas, que ficam com má fama por causa do comportamento de seus líderes. Eu também acredito que existem muitos pastores nessas denominações que verdadeiramente amam seus rebanhos e fariam qualquer coisa por eles, até mesmo se sujeitar a uma liderança questionável.

No último domingo, o pregador na minha igreja citou alguns versículos da Bíblia onde o apóstolo Paulo explica sobre como os líderes devem lidar com as ofertas que as pessoas dão a Deus, e eu gostaria de compartilhá-los com você:

Não só por isso, mas ele também foi escolhido pelas igrejas para nos acompanhar quando formos ministrar esta doação, o que fazemos para honrar o próprio Senhor e mostrar a nossa disposição. Queremos evitar que alguém nos critique quanto ao nosso modo de administrar essa generosa oferta, pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens. (2 Coríntios 8:19-21)

Vamos verificar alguns pontos importantes que Paulo levanta:

  • As ofertas pertencem a Deus, e os líderes devem administrá-las. Isso é uma tremenda responsabilidade, e eles precisam estar cientes disso.
  • Paulo diz que os líderes honram a Deus na forma como administram as ofertas. Assim, os líderes que são maus administradores não só mostram que eles não se importam o suficiente com as pessoas para ajudá-las, eles também desonram a Deus.
  • Como administrador, Paulo quer evitar qualquer crítica. Ele não quer permitir que hajam motivos para as pessoas dizerem algo negativo sobre a forma como as ofertas são gerenciadas por eles (no caso dos versículos acima, ele se refere a ele e a Tito).
  • Paulo diz que eles estão “tendo o cuidado de fazer o que é correto”, ou seja, eles se esforçam para que sua conduta como administradores seja irrepreensível. Ele sabe a importância do que ele está fazendo e que Deus irá responsabilizá-lo por isso.
  • Paulo diz que eles estão fazendo o que é correto não só aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens. Note que ele não disse aos olhos dos líderes da igreja, ou aos olhos dos membros da igreja ou ainda aos olhos dos cristãos, mas aos olhos dos homens, em geral. Ele quer dizer todas as pessoas! Sua administração das ofertas de Deus tem que ser impecável, mesmo para os não-cristãos. Na verdade, isso tem que ser um testemunho para eles.

Ao invés de criticar pessoas ou criar uma discussão polêmica, eu quero te pedir para orar sobre isso. Esta é a coisa mais importante que podemos fazer, que é pedir a Deus para intervir. Então agora, caro leitor, por favor se junte a mim na oração pelos líderes das igrejas no Brasil, pedindo a Deus:

  • que Ele abra os olhos destes líderes para que possam ver o que eles estão fazendo de errado;
  • que Ele abra os seus corações, para que eles possam amar as pessoas e cuidar delas em primeiro lugar, antes de seus próprios interesses;
  • que Ele os ajude a vencer a tentação que o dinheiro e poder trazem;
  • que eles possam pregar o Evangelho verdadeiro, de acordo com a vontade de Deus, não a vontade própria ou interesse de cada um;
  • que eles possam se arrepender de seus erros, superá-los e tornar-se exemplos para todos.

Fique à vontade para compartilhar sua opinião e/ou a sua oração nos comentários. Obrigada!

2 Comments

  1. Excelente: esta é a verdade!

    • Obrigada, eu agradeço seu comentário! Que Deus te abençoe!

Adquira meu ebook:

Siga-me no Google+

Siga-me no Twitter

Pin It on Pinterest

Share This