O que devo fazer para herdar a vida eterna?

“Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Lucas 18:18)

Mão estendida para o céu

Foto por: ©iStockphoto/liquedus

Isto é o que um jovem rico queria saber. Ele alegou ser uma pessoa boa e que seguia todos os mandamentos de Deus, mas ele sabia que ainda não era o suficiente. Então, quando ele se encontrou com Jesus, ele perguntou o que ele precisava fazer para herdar a vida eterna.

Talvez você esteja fazendo a mesma pergunta agora…

Quando Jesus respondeu, sua resposta desapontou o jovem:

“Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me.” (Lucas 18:22)

Se você olhar de perto verá que, incorporados nesta instrução que Jesus deu a ele, estão os dois maiores mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas (incluindo dinheiro) e amar o próximo como a si mesmo (para compartilhar o que você tem com os pobres).

 No entanto, o jovem rico virou as costas e foi embora. Jesus sabia que seu amor por sua fortuna era maior do que seu amor por Deus.

Quando Jesus o viu sair, ele disse:

“Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. ” (Lucas 18:24,25)

Será que Jesus realmente quis dizer que nenhuma pessoa rica poderia entrar no reino de Deus?

Se você está espantado com essa afirmação, você deve saber que Pedro também se espantou. Se uma pessoa rica, que naquela época era considerada alguém que havia sido claramente abençoada por Deus (eles pensavam que sua fortuna era um sinal das bênçãos de Deus), não vai para o céu, então “quem pode ser salvo?” (Versículo 26), Pedro perguntou imediatamente.

A maioria das pessoas que eu conheço que leram este episódio do jovem rico e ficaram desapontadas com a afirmação de Jesus, eles geralmente param de ler neste ponto, mas a história não acabou ainda. Ela não termina quando Jesus diz que é virtualmente impossível para um homem rico entrar no céu. Para ler todo o episódio, você deve ler até o versículo 30 deste capítulo.

Então, continuando com a história, no versículo 27, Jesus responde à pergunta de Pedro: “O que é impossível para os homens é possível para Deus” (ênfase minha).

É isso. O homem não consegue ganhar a vida eterna por seus próprios méritos. Mesmo se ele é bom, ele não é bom o suficiente. Então, se dependesse do nosso próprio mérito (como o jovem rico pretendia fazer), seria impossível. Mas Jesus diz que o nosso impossível é possível para Deus. Nós não podemos ganhar nossa salvação, mas Deus a dá para nós.

Você pode estar se perguntando a mesma coisa agora. Você é bom o suficiente? Você já ganhou pontos suficientes para garantir um “bom lugar” depois que você morrer? Perguntas erradas. Nenhum de nós nunca vai ser bom o suficiente para merecer a salvação.

A vida eterna é na verdade herdada. Os herdeiros que recebem a vida eterna são os filhos de Deus. Eles não fazem boas ações ou qualquer outra coisa para merecer isso. Eles simplesmente acreditam em Jesus e o recebem como seu Salvador.

Na verdade, eles fazem boas ações, não com a intenção de serem salvos, mas porque eles foram salvos. As boas ações são frutos da salvação.

A vida eterna é um dom, dado por Deus, não um prêmio a ser conquistado.

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23)

2 Comments

  1. obrigado pela palavra que deus continui te abençoado , atraves das palavras para abençoa outras amem a paz esteja com vosco amem.

    • Amém! Muito obrigada pela visita e pelas adoráveis palavras!

Adquira meu ebook:

Siga-me no Google+

Siga-me no Twitter

Pin It on Pinterest

Share This